Salvador supera 22% a movimentação do P. de Suape
17/05/2006
Isto quer dizer que a movimentação do porto baiano foi 22% maior do que a do pernambucano e, segundo o diretor executivo do Terminal de Containeres de Salvador - Tecon, Demir Lourenço, que o mesmo vem se destacando como um terminal produtivo e eficiente em nível nacional.
A baixa do dólar que vem atingindo diretamente a exportação de produtos conteineirizados e, conseqüentemente, os resultados da maioria dos portos brasileiros, como o de Suape - que apresentou queda de 15% na movimentação de containeres em março último comparada ao mesmo período do ano passado -, não chegou a comprometer a liderança do porto baiano como o maior em movimentação de containeres do Norte e Nordeste. Dados do Tecon/Salvador indicam que o terminal baiano fechou o primeiro trimestre de 2006 com um crescimento de 19%.
Atualmente, o Tecon registra uma produtividade de 35 movimentos de containeres por hora. Um índice de destaque em nível nacional, já que portos como o de Suape e de Vitória registram apenas 25 movimentos/hora. E a meta da empresa para este ano ainda é atingir 40 movimentos/hora. Para o diretor, "isso realmente vai acontecer a partir dos investimentos que estão sendo feitos em qualificação de mão-de-obra, tecnologia e novos equipamentos".
"Para nos antecipar à demanda de expansão que o porto apresenta, já adquirimos três novas máquinas para movimentação de containeres, representando um investimento superior a U$S 1,1 milhão. Além disso, investimos na implantação do Navis, o melhor sistema de gestão operacional de terminais do mundo", informa Lourenço.
Há apenas seis anos de operação em Salvador, o Tecon fechou o ano de 2005 com a movimentação de 607 navios, 32% a mais do que em 2004. Este número representa 32% a mais de oportunidades de embarque para os exportadores baianos e 32% a mais de disponibilidade de navios. Quantos aos containeres, houve um incremento correspondente a 23% de um ano para o outro.
Fonte:
Tribuna da Bahia
17/5/2006