LONDRINA - A Capitania dos Portos do Paraná suspendeu totalmente a navegação no Porto de Paranaguá ontem às 6h15 da manhã. Com isso, ontem nenhum navio pôde sair ou entrar no porto. A decisão foi tomada porque ocorreu o desalinhamento da bóia número 4 que fica no canal de acesso do porto. Segundo a Capitania, a bóia estaria no meio do canal.
O assessor técnico-econômico da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Nilson Hanke Camargo, alertou que há a necessidade de fazer a manutenção da fixação das bóias no fundo do mar. Segundo ele, como isso não acontece, qualquer movimento da maré faz as bóias se soltarem. No começo deste mês, a Capitania dos Portos já tinha suspendido a navegação noturna no porto e outros procedimentos devido a um problema de assoreamento no canal de acesso.
Ontem, no final da tarde, havia 12 navios atracados em Paranaguá e um em Antonina. Ao largo, ou seja, à espera para atracar, Paranaguá tinha 11 navios. O Porto de Paranaguá informou que o terminal portuário estaria fechado para navegação em função da agitação do mar que teria provocado a formação de ondas de até 6 metros de altura. Camargo acredita que, depois que o mar acalmar, o conserto da bóia pode ser feito em questão de horas.
O Tenente Eduardo Gomes Pinheiro, da coordenadoria estadual da Defesa Civil do Paraná, disse que o mar estava um pouco mais agitado ontem no Litoral do Paraná mas, que isso, não caracterizaria que as ondas prejudicassem a navegabilidade. De acordo com ele, ontem não havia ondas sequer de três metros.
Fonte:
Folha de Londrina
29/6/2006