|
Oito estados estão fora do Renainf |
|
07/07/2006 |
CURITIBA - O Registro Nacional de Infrações (Renainf), sistema criado em janeiro de 2004 pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) para acabar com a impunidade dos motoristas que cometem infrações fora do seu estado de origem, ainda não conseguiu integrar todos os estados do País no sistema. O Renainf abrange 19 estados, responsáveis por 94% da frota brasileira. O objetivo, até o final do ano, é conseguir integrar os outros oito estados.
O coordenador geral de Informatização e Estatística do Denatran, Eduardo Sanchez, acredita que não haverá dificuldades para fazer a integração de todo País. Os estados têm apenas que se adequar à tecnologia utilizada pelo Renainf, que é a mesma para o Registro Nacional de Veículos (Renavan). O assunto está sendo discutido, em Curitiba, em reunião de representantes dos departamentos de trânsito (Detrans) de todo País.
Desde a implantação do sistema, em janeiro de 2004, até junho deste ano foram processadas pelo Renainf 1,648 milhão de multas, que resultaram em uma arrecadação de R$ 259,6 milhões. "São infrações que antes da criação do Renainf não eram cobradas", comenta o diretor geral do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR), coronel David Antônio Pancotti.
Só no Paraná, até maio deste ano, foram autuados 191.913 motoristas de outros estados, e 347.813 veículos do Paraná foram multados em outros estados.
Sanchez diz que apesar do grande alto de infrações, o Denatran sente que o número de infrações tende a cair. "O motorista passou a ser mais atento, porque sabe que corre o risco de ser multado", afirmou.
Para Pancotti, o grande mérito do Renainf não é aumentar a arrecadação dos órgãos de trânsito com as multas, mas acabar com a impunidade nas ruas brasileiras, principalmente daqueles motoristas que abusavam quando estavam em outros estados, porque sabiam que as multas nunca chegariam até eles.
No encontro também estão sendo analisados os resultados e definidos os ajustes nos estados que já integram o sistema. Os 19 estados que participam do Renainf são: Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Minas Gerais, Goiás, Paraíba, Pernambuco, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, São Paulo e Sergipe.
Fonte:
Folha de Londrina
7/7/2006 |
|