|
Transporte terá sistema de informações na internet |
|
18/07/2006 |
O Ministério dos Transportes pretende ter em mãos até o fim do ano uma base de dados que permita a formação de um sistema de informações georreferenciadas do setor. Segundo o secretário de Política Nacional de Transportes, José Augusto Valente, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) já liberou um empréstimo de R$ 1,5 milhão, com recursos japoneses, para a implementação do sistema no Brasil. "O problema não é falta de tecnologia, mas conseguir uma forma de captar essas informações, processá-las e disponibilizá-las", disse. A Universidade Federal de Santa Catarina acompanhá a implementação do projeto.
A idéia é disponibilizar na internet informações sempre atualizadas do funcionamento do setor de transportes em todo o país, o que, segundo Valente, facilitará o planejamento e a aplicação de políticas públicas.
O secretário participou ontem, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), na capital paulista, de uma reunião com representantes dos setores público e privado, na qual foram expostos programas para desenvolvimento do setor de transporte em São Paulo e Mato Grosso do Sul. O objetivo da reunião - a segunda de uma série de nove em todo o país - é consolidar um Plano Nacional de Logística de Transporte (PNLT), que deverá ser lançado em dezembro deste ano.
O primeiro encontro ocorreu em Manaus (AM), no dia 3 de julho, com a participação do Acre, Roraima, Rondônia e Amazonas. O último acontecerá no dia 8 de agosto, em São Luís (MA), com os Estados do Amapá, Maranhão, Pará e Tocantins. Até agora, segundo o secretário, já foram apresentados 320 projetos, formulados tanto por grupos privados quanto por governos.
A terceira reunião ocorre hoje em Florianópolis, com representantes de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. "Com a formulação do Plano Nacional, esperamos, depois de muitos anos, conseguir organizar visões estratégicas de desenvolvimento do setor numa única proposta", disse o secretário. O encerramento dos debates acontecerá no encontro nacional do PNLT, no dia 31 de agosto, em Brasília.
Fonte:
Valor Econômico
18/7/2006 |
|