SANTOS - A Universidade Católica de Santos (UniSantos) desenvolverá linhas de pesquisa para impulsionar a criação das indústrias alfandegadas na Baixada Santista. O projeto integra o convênio que a entidade firmou, na noite de ontem, na sede da entidade de ensino, na Cidade, com as operadoras portuárias Ciesa S/A e Fertimport, defensoras da implantação desses recintos no Porto de Santos.
Podendo funcionar em áreas controladas pela Receita Federal (caso dos terminais portuários e retroportuários), essas indústrias atuam no beneficiamento de artigos voltados à exportação. Para tanto, contam com isenções de impostos estaduais e federais.
De acordo com a reitora da UniSantos, Maria Helena Lambert, ‘‘a parceria vai englobar cursos e pesquisas científicas para o benefício da região’’. Diversos temas devem ser pesquisados a partir do convênio, válido por dois anos, afirmou o presidente da Ciesa, Vicente do Valle. Entre as áreas a serem exploradas, estão a criação de softwares, técnicas de gerenciamento e cuidados ambientais, destacou.
A assinatura do convênio contou com a presença do diretor-executivo da Agência de Desenvolvimento Metropolitano da Baixada Santista, Francisco Prado; o diretor-regional do Ciesp, Ronaldo Souza Forte; o chefe-substituto do Ibama em Santos, Diego Coloso; e o coordenador de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão da UniSantos, José Alberto Claro; entre outros.
Fonte:
A Tribuna
20/7/2006