VITÓRIA - Arrendado pela Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) em 1998, o Terminal de Vila Velha (TVV) comemora, oito anos depois, três conquistas. A mais importante delas é o recorde de taxa de movimentação de contêiner, que hoje é de 60,1 movimentos por hora. Esse trunfo coloca o terminal em terceiro lugar no ranking dos portos brasileiros.
A terceira conquista é a marca histórica, comemorada neste mês, de 1 milhão de unidades movimentadas desde 1998 quando iniciou as atividades. O volume passou de 75.629 contêineres em 1999 para 217.266 unidades no ano passado, um crescimento de 187,3%.
Operando numa área de 108 mil metros quadrados, o terminal opera somente com contêineres. O diretor de operações do TVV, Anderson Carvalho explica que a empresa tem planos de dobrar o volume de contêineres movimentados por ano. "Até 2010 os planos são de movimentar 320 mil unidades no terminal", explicou.
Para isso, no entanto, serão necessários novos equipamentos e pelo menos mais 73 a 74 mil metros quadrados de área. "Para obter os resultados atuais, várias medidas foram adotadas, mas dobrar o volume de unidades movimentadas vai requerer uma retroárea maior".
Processo. A área em vista, no entanto, só estará acessível depois que a Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa) iniciar o processo de licitação das áreas localizadas próximas ao Porto de Capuaba e ao TVV. A licitação é necessária por ser todo o terreno no local pertencente à União. "Estamos aguardando o processo para pleitear a área", explicou Carvalho.
Fonte:
A Gazeta
31/7/2006