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Lembo diz que pedágio será de R$ 5,00 |
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16/11/2006 |
SANTOS - O Rodoanel Mário Covas, cujo trecho Sul beneficiará a chegada de cargas ao Porto de Santos, terá dois tipos de pedágio para carros de passeio: um com tarifa de R$ 5,00 para os que usarem toda a extensão da via expressa e outro de R$ 2,50 para os veículos que percorrerem apenas alguns quilômetros da pista. Ainda não foi definido o valor para cobrança de veículos de carga.
A decisão sobre a concessão foi oficializada ontem à noite pelo governador Cláudio Lembo (PFL), após definição em reunião, pela manhã, do conselho diretor do Plano Estadual de Desestatização (PED).
Estão previstas duas praças do tipo barreira, idênticas às existentes nas estradas paulistas. Uma será construída no trecho Oeste (já em operação) e outra, no Sul (ora em construção). Também haverá outras praças do tipo bloqueio, em todas as saídas da pista — seis no Oeste e três no Sul.
A cobrança nos 32,6 quilômetros do trecho Oeste começa em janeiro de 2008, de acordo com o secretário de Planejamento, Fernando Braga. Os 61 quilômetros da asa Sul ainda estão em construção, com previsão de conclusão em quatro anos.
A concessão de exploração do trecho Oeste, entre a estrada velha de Campinas e a Rodovia Régia Bittencourt, servirá para bancar os custos de construção da asa Sul, entre a Régis e a cidade de Mauá (no ABC), passando pelo Sistema Anchieta/Imigrantes, segundo o governador Lembo. ‘‘É uma alternativa para terminar o trecho Sul o mais rápido possível’’, disse. O prazo de concessão é de 30 anos.
Amanhã deverá ser marcada audiência pública para discutir o modelo de cobrança de pedágio proposto no PED. O encontro deve reunir a sociedade civil organizada dentro de 15 dias no Instituto de Engenharia.
Benefício - Para incentivar o uso do Rodoanel por veículos de carga, o governo estuda dar um benefício aos caminhoneiros. ‘‘Pode-se chegar ao extremo de ser o mesmo valor (da tarifa) do automóvel’’, disse Braga. Uma vez adotada a cobrança de pedágio do Rodoanel proposta pelo PED, o trecho Oeste terá uma praça de barreira, no valor de R$ 5,00 para quem percorrer a via do início ao fim. Além de outras seis de bloqueio, nas saídas da via expressa. Assim, quem entrar na estrada pela Anhangüera e sair na Bandeirantes, pagará R$ 2,50.
Já na asa Sul, haverá um pedágio de barreira no meio do segmento e outros de bloqueio nas três saídas. ‘‘O custo São Paulo está muito alto. As empresas de carga vão entender e perceber que pagar o pedágio do Rodoanel é mais barato do que cruzar toda a cidade’’, afirmou o governador. Já o secretário de Planejamento disse que os dois tipos de pedágio propostos têm como objetivo evitar que a via expressa seja usada como avenida urbana.
Mesmo com a concessão de exploração, a verba que entrará no caixa do governo não vai desonerar o Estado. O Orçamento 2007 prevê cerca de R$ 270 milhões para a obra do trecho Sul. O custo total da obra da asa é de R$ 3,5 bilhões.
Fonte:
A Tribuna
16/11/2006 |
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