Estado desmente Feldman sobre pedágio na Marginal
 
08/02/2006
O projeto de cobrança de pedágio foi ressuscitado ontem, pelo secretário de Coordenação das Subprefeituras, Walter Feldman. Segundo ele, Prefeitura e Estado já prepararam uma licitação para entregar as Marginais à iniciativa privada. Horas depois, a Secretaria Estadual dos Transportes garantiu que o projeto não existe. Pelo anúncio do secretário, a concessão previa uma obra bilionária, com a construção de duas pistas na Marginal do Tietê, nas quais seria cobrado pedágio. "Estamos ainda estudando a parte técnica e financeira, mas os detalhes podem ser dados pela Secretaria Estadual dos Transportes e pela Secretaria de Infra-Estrutura Urbana", disse Feldman ao Estado. A informação foi negada tanto pela secretaria estadual quanto pela de Infra-Estrutura, que é municipal. Ambas informaram que o que existe é um grupo intersecretarial formado por técnicas de diversas pastas da Prefeitura e da Secretaria Estadual dos Transportes para definir investimentos em grandes avenidas que fazem ligação com rodovias estaduais. Em janeiro, governo e Prefeitura firmaram convênio de R$ 230 milhões para a extensão da Avenida Jacu-Pêssego, na zona leste, que será ligada à Rodovia Ayrton Senna. Numa segunda frente, em 15 dias outro convênio será firmado para construir duas faixas adicionais na Avenida Bandeirantes. Com a obra, a Bandeirantes, de 8 quilômetros de extensão, terá dez faixas, das quais quatro ficarão reservadas ao tráfego de caminhões. O investimento previsto é de R$ 200 milhões. O grupo definiu, sim, uma obra nas Marginais, cujo edital deve ser lançado ainda esta semana. Mas nada de discussão sobre pedágio. Serão investidos R$ 30 milhões em recapeamento e melhorias nas pistas. Na primeira fase, as obras serão feitas na Marginal do Pinheiros, da Ponte da Bandeirantes à da Cidade Universitária. Em seguida será beneficiada a Marginal do Tietê, entre o Cebolão e a Ponte da Anhangüera.