Volvo apresenta nova tecnologia híbrida.
 
14/03/2006
Vislumbramos oportunidades de acelerar o desenvolvimento de híbridos comercialmente viáveis para veículos pesados. Isto pode ser muito importante tanto para os transportadores como para o meio ambiente”, declara Leif Johansson, presidente e CEO da Volvo. O conceito híbrido do Grupo Volvo proporciona alta performance em economia de combustível em trajetos de alta freqüência de frenagem e aceleração, tais como as rotas de coleta de lixo, ônibus urbanos e veículos de entrega. Cálculos da Volvo indicam que a economia de combustível pode atingir até 35%. Os custos de manutenção dos veículos também tendem a cair, por causa do menor desgaste do sistema de freios. Batizado I-SAM, o conceito híbrido consiste em um motor de arranque, um motor de acionamento e um alternador combinados, e uma unidade de controle eletrônico. O I-SAM interage com o sistema de mudança automática de marchas Volvo I-Shift. A recarga das baterias é feita pelo motor diesel, a cada vez que os freios são acionados. O motor elétrico proporciona um suave funcionamento em baixas velocidades, suplementando o excelente desempenho do motor diesel à medida que a velocidade aumenta. Esta solução exclusiva possibilita a aceleração do veículo apenas com a energia elétrica, com menor consumo de combustível, menor emissão de gases poluentes e menores níveis de ruído. E há várias outras funções que contribuem para um menor consumo de combustível. “Graças à capacidade do motor elétrico, o motor diesel pode ser automaticamente desligado durante as paradas nas entregas ou coletas de cargas, ou nos sinais vermelhos”, explica Lars Mårtensson, gerente de Meio Ambiente da Volvo Trucks. No caminhão híbrido, as funções auxiliares, como a bomba-servo, compressor do ar condicionado, entre outros componentes, são acionados pelo motor elétrico e não pelo motor diesel. Em virtude da eficiente interação entre as duas fontes de energia, o veículo pode ser equipado com um motor a diesel menor, sem prejuízo do desempenho, proporcionando efetiva redução do nível de emissões. “O híbrido é uma solução de longo-prazo e bastante interessante para as operações de transporte eficientes e adaptadas ao meio ambiente. Sabemos que a tendência do preço dos combustíveis é de constante alta e, portanto, todas as soluções que reduzam o consumo de combustível serão sempre atrativas”, diz Leif Johansson. “O motor diesel de nossa solução híbrida também pode operar com biocombustíveis e, conseqüentemente, as atividades de transporte poderão ser executadas sem emissão de dióxido de carbono, levando-se em conta o balanço total da produção do combustível renovável”, observa o presidente. O Grupo Volvo também participa do desenvolvimento de um novo tipo de bateria, denominada Effpower, baseada na conhecida e aprovada tecnologia chumbo-ácido das baterias de partida atuais. Essa nova tecnologia resulta em potência de saída duplicada, enquanto que, ao mesmo tempo, reduz significativamente o custo de fabricação das baterias, em comparação com as alternativas do mercado. Com a Effpower, a eficácia dos híbridos elétricos pode ser ainda bem maior. O novo híbrido da Volvo Truck Corporation será submetido a uma variedade de testes. A empresa prevê que o híbrido com o emblema da Volvo estará no mercado dentro dos próximos poucos anos.