Em Cubatão, no início da rodovia, houve o registro de 20 quilômetros de congestionamentos entre o pólo industrial, o Porto de Santos e parte da Via Anchieta, em razão de pontos de gargalo de tráfego na movimentação de caminhões.
Na Via Anchieta (que liga a Grande São Paulo ao litoral), o problema também foi verificado. Pelo menos dez quilômetros de fila próximo ao trevo de Cubatão, reflexo do fluxo intenso de caminhões já em São Bernardo do Campo.
Muitos caminhoneiros usaram rotas alternativas, passando pelo Centro de Cubatão. Motoristas de automóveis particulares, que iam ao Planalto tiveram dificuldades para sair de Santos. O trânsito foi complicado nas entradas de Santos.
Segundo a Codesp (autoridade portuária), o Porto de Santos não está sobrecarregado. Após um sobrevôo, a diretoria da estatal concluiu que os congestionamentos são causados pelos caminhões que chegam das rodovias aos pátios, para aguardar a descarga nos armazéns. Esperam-se exportar 11 milhões de toneladas do complexo soja (grãos e farelo) neste ano, sendo que 70% deve vir por ferrovias, e o restante, por rodovias.
Em abril, o problema deve aumentar, com o início do escoamento da safra de açúcar, segundo produto mais movimentado pelo Porto (cerca de 9,5 milhões de toneladas em 2005). Nesta época do ano, cerca de seis mil caminhões, em média, chegam diariamente ao complexo portuário santista.