A campanha Saúde na Área, realizada pela Triângulo do Sol no início do mês, mostrou que 64% dos caminhoneiros atendidos apresentaram algum grau de obesidade. Dos 114 motoristas avaliados, 73 estavam acima do peso. Alunos do curso de Nutrição do Centro Universitário de Araraquara (Uniara) mediram o percentual de gordura corporal (PGC) dos motoristas e deram dicas sobre alimentos saudáveis.
Em dois dias de campanha foram atendidos 158 motoristas. Eles puderam fazer exames médicos, como de colesterol e glicemia; receber orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), câncer bucal e câncer de próstata; regularizar as vacinas; e cortar o cabelo – tudo isso sem sair da estrada. Também foram distribuídos 400 preservativos e feitos 19 atendimentos odontológicos.
Os números da campanha mostram também que 61% dos motoristas dormem menos de 7 horas por noite. Ao responder um questionário sobre dificuldades enfrentadas na hora de dirigir, foi constatado que 16% dos entrevistados corriam risco 70% maior de sofrer um acidente. Os exames de acuidade visual mostraram que mais de um terço dos caminhoneiros examinados tinham algum problema de visão (36% do total) e 10% apresentaram hipertensão.
Com base nos resultados, os caminhoneiros foram encaminhados para consultas com uma equipe médica da Triângulo do Sol e orientados a manter hábitos de vida mais saudáveis.