|
Impacto do Custo Brasil no transporte de cargas |
|
24/04/2006 |
O impacto do Custo Brasil nas operações de transporte de cargas e logística. Esta é a temática central a ser debatida no VI Seminário Brasileiro do Transporte de Cargas, programado para quarta-feira (26), das 9h30 às 18 h, no Auditório Nereu Ramos da Câmara Federal, em Brasília. O encontro vai reunir empresários e lideranças do setor, deputados federais, senadores, técnicos, especialistas e demais interessados em questões relacionadas com transporte e logística. Trata-se de uma iniciativa da Comissão de Viação e Transporte da Câmara Federal, com organização da NTC&Logística (Associação Nacional de Transporte de Cargas & Logística) em parceria com a Fenatac (Federação Interestadual das Empresas de Transporte de Cargas) e apoio da CNT (Confederação Nacional do Transporte). Para a abertura do encontro foi confirmada a presença do ministro dos Transportes, Paulo Sérgio de Oliveira Passos.
A palestra inaugural do encontro será proferida pelo presidente Geraldo Vianna, ocasião em que vai mostrar o impacto do Custo Brasil na eficiência, na produtividade e competitividade das atividades de transporte e logística, bem como os projetos e ações que podem mudar o atual quadro. À Regina Nunes, presidente da Standard & Poor´s e do Comitê de Competitividade da Amcham Brasil (Câmara Americana de Comércio), caberá apresentar a importância da infra-estrutura de logística e transporte para a competitividade brasileira, enquanto o engenheiro João Luis do Amaral, assessor da NTC&Logística, fará uma exposição sobre operações logísticas no Brasil, com ênfase no estágio atual, desafios e perspectivas para sustentação do crescimento econômico.
Como integrantes do Custo Brasil serão debatidas também questões relacionadas com acidentes nas rodovias, exposição a cargo do diretor geral do Denatran, Alfredo Peres da Silva, e do diretor de gerenciamento de risco da Pamcary Logística, com participação de Fábio Racy e Salomão Rabinovich, respectivamente, presidentes Abramet (Associação Brasileira de Medicina do Tráfego) e Avitran (Associação das Vítimias de Trânsito). Outro componente do Custo Brasil com impacto nas atividades de transporte e logística, a ser debatido no encontro, refere-se à carga tributária, tema da palestra do tributarista e presidente do IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário), Gilberto Amaral.
O seminário será encerrado com exposições sobre o papel do governo e da iniciativa privada na recuperação da infra-estrutura bem como sobre os desafios e as perspectivas do transporte. O painel terá a participação de José Alexandre Nogueira Resende (diretor da ANTT - Agência Nacional de Transportes Terrestres), Renato Vale (presidente da CCR - Companhia de Concessões Rodoviárias) e José Augusto Valente (secretário de Política Nacional de Transportes do Ministério dos Transportes).
|
|