Sete vagões de uma composição da Ferroban se acidentaram na manhã de terça-feira (25), em Rio Claro. Ninguém ficou ferido. Seis vagões tombaram e um descarrilou, às 5h35. O trem saiu de Alto Taquari, no Mato Grosso, e seguia para o porto de Santos, carregado com 5.988 toneladas de farelo de soja. Segundo a Ferroban, houve vazamento de parte da carga.
O trecho do acidente, entre as estações de Rio Claro Novo e Santana, próximo ao quilômetro 168 da Rodovia Washington Luiz, na cidade de Rio Claro, foi interditado para o recolhimento da carga e remoção dos vagões acidentados. De acordo com a Ferroban, não há casas às margens da linha férrea nesse trecho. A composição tinha 69 vagões e três locomotivas.
A empresa informou que o trecho seria reconstruído e a previsão é de seja liberado para a circulação de trens às 22 horas. A circulação foi reprogramada para controlar o acesso ao local e as causas do acidente serão investigadas, conforme a Ferroban. A empresa alegou que não divulga prejuízos e que a carga estava segurada.
A Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros, as Polícias Civil e Militar de Rio Claro informaram, ontem à tarde, que não haviam sido avisados sobre o acidente. A Ferroban explicou que as autoridades policias somente são acionadas quando há vítimas ou ocorrências como vazamento de combustível.